RESUMO: O objetivo do
presente artigo é questionar as possibilidades e desafios da utilização crítica
das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) pelas instituições de
ensino, subsidiada pelas contribuições da teoria sócio-histórico-cultural do
desenvolvimento das funções mentais superiores de Lev Semenovich
Vygotsky.
Palavras-Chave: Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Teoria de
Vygotsky.
Introdução
A
educação, no mundo globalizado, no contexto onde a difusão da informação e do
conhecimento se tornou maciça, onde o desenvolvimento científico e tecnológico
se dá de forma acelerada e contínua, não se pode negar a significação das Novas
Tecnologias de Informação e Comunicação e suas aplicações, assim como as
implicações de sua aplicabilidade nos processos educacionais e, neste contexto,
é interessante rever os postulados epistemológicos e psicológicos da teoria
sócio-histórico-cultural para assim poder relacionar a ideologia e os princípios
que fundamentam as ações no processo educativo segundo tal teoria e os desafios
apresentados aos educadores para a utilização crítica das NTIC em processos de
construção de conhecimento.
Há
de se compreender que é fundamental a esse processo que os educadores e sua
equipe tenham clareza epistemológica que fundamentem suas práticas, a fim de
planejar este processo tendo real percepção dos objetivos que elaboram, saibam o
que querem que o aluno alcance com este processo, pois só assim poderão escolher
as metodologias, métodos e técnicas para as práticas pedagógicas avaliando as
necessidades, desafios, possibilidades e limitações que surgem com a utilização
das NTIC. No presente trabalho, compreende-se tecnologia por ciência aplicada,
estudo das técnicas e de sua utilização, e por Novas Tecnologias de Informação e
Comunicação os recursos tecnológicos que permitem o trânsito de informações, que
podem advir de diferentes meios de comunicação, seja rádio, televisão, jornal,
revista, livros, fotografia, computadores, gravação de áudio e vídeo, redes
telemáticas, robótica, sistemas multimídias, dentre outros. O grande diferencial
das tecnologias multimidiáticas é evidenciado pela interatividade,
ou seja, a participação ativa do usuário e a capacidade de manipulação do
conteúdo da informação.
Desenvolvimento
De
acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de L. S. Vygotsky, a origem das
mudanças que ocorrem no homem, ao longo do seu desenvolvimento, está vinculada
às interações que ocorrem entre o sujeito e a sociedade, a cultura e a sua
história de vida, além das oportunidades e situações de aprendizagem, que
promovem este desenvolvimento, ponderando acerca das várias representações de
signo, instrumento, cultura e história, propiciando o desenvolvimento das
funções mentais superiores. Para o desenvolvimento do indivíduo, as interações
com o outro social são, além de necessárias, fundamentais, visto que estes são
portadores de mensagens da própria cultura e que, nesta interação, “o papel
essencial corresponde aos signos, aos diferentes sistemas semióticos, que, do
ponto de vista genético, tem primeiro uma função de comunicação e logo uma
função individual: começam a ser utilizados como instrumentos de organização e
de controle do comportamento individual... Isso significa simplesmente que
algumas das categorias de funções mentais superiores (atenção voluntária,
memória lógica, pensamento verbal e conceitual, emoções complexas, etc.) não
poderiam surgir e constituir-se no processo do desenvolvimento sem a
contribuição construtora das interações sociais”. (ZACHARIAS, 2003) O indivíduo
integra em sua história e em sua cultura, a própria história e a cultura de seus
antepassados, próximos e distantes, que se caracterizam como peças importantes
na construção de seu desenvolvimento, através das experiências, situações,
hábitos, atitudes, valores, comportamentos e linguagem daqueles com quem
interage sejam pessoas ou instituições. Este não é um processo determinista, uma
vez que o indivíduo participa ativamente da construção de seu círculo de
interações, modificando-o e provocando transformações neste contexto. Nesta
perspectiva, a educação pode se fazer fundamental oferecendo ao indivíduo
oportunidades significativas de construção de conhecimentos e valores. E para
tal tarefa, pode utilizar–se das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
como ferramenta e fundamento com o objetivo de promover interação, cooperação,
comunicação e motivação a fim de diversificar e potencializar as relações inter
e intrapessoais mediante situações mediatizadas, que venham a ressignificar o
processo educativo e o sistema educacional. Para que tal tarefa seja bem
sucedida todo o processo de construção do conhecimento precisa ser bem
articulado do ponto de vista epistemológico e metodológico. “O aprendizado adequadamente organizado resulta em
desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento
que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer”. (L. S. VYGOTSKY, 1987,
p.101).
O
referencial teórico sócio-histórico-cultural compreende a relação entre sujeito
e objeto no processo de construção do conhecimento, onde o sujeito do
conhecimento não é apenas passivo, regulado por forças externas que o vão
moldando e não é somente ativo, regulado por forças internas, o sujeito do
conhecimento é interativo.
L. S. Vygotsky ao explicitar a importância do outro social no desenvolvimento dos indivíduos e ao estabelecer idéias sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento elabora três conceitos fundamentais (dois níveis e uma zona) para sua teoria que são os Níveis de Desenvolvimento Real e Potencial e a Zona de Desenvolvimento Proximal. O significado de Nível de Desenvolvimento Real na teoria sócio-histórico-cultural é a capacidade do indivíduo de realizar tarefas de forma independente, baseado nas estruturas de conhecimento das quais já dispõe como suas podendo utilizar-se delas quando achar necessário, à sua maneira. Já a Zona de Desenvolvimento Proximal é a capacidade do indivíduo de desempenhar tarefas com a ajuda de outros companheiros mais capacitados, aqui mediadores, que facilitam o acesso a um conhecimento pelo qual percorrem um determinado caminho, a fim de torná-lo seu. É aqui, na Zona de Desenvolvimento Proximal, que deve acontecer a intervenção pedagógica
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